quinta-feira, 24 de março de 2011

"Dress Code" deverá ser respeitado!

Meninas(os) Me perguntaram como se vestir em cada uma das definições do dress code. O termo inglês designa as regras do vestir e serve para que o convidado saiba qual é o tom da festa e assim não se sinta deslocado por conta do figurino eleito. O assunto é mais do que oportuno (mesmo não sendo mais tão rígido quanto em décadas passadas) e é sempre bom lembrarmos o que vale em cada regra para que não haja dúvida quando recebermos um convite para um vernissage, casamento ou alguma cerimônia mais formal.


Traje: Black-tie ou Rigor
Luxoo é a palavra!
Estes trajes são para formaturas e premiações, as melhores opções são vestidos longos, tecidos e acessórios sofisticados. Se quiser utilizar echarpe ou estola e tem dúvida em relação a cor, opte por um modelo da mesma cor e tecido do vestido.



Social
Conhecido também como “passeio completo”, ele aparece nos convites de jantares e coquetéis. E por isso, o “cocktail dress” é uma ótima escolha! A formalidade abre espaço para tecidos com mais brilho, como o shantung e para as jóias.







Traje passeio
Derivado do francês “tenue de ville” (roupa para a cidade) pode ser chamado também de “esporte fino” e aparece em convites de vernissages e teatros. Aqui, um pouquinho de formalidade entra em cena. É a hora de o “pretinho básico” sair do armário acompanhado de bijoux, uma sandália mais caprichada e uma carteira. Se o evento for de dia, um vestido de seda cai muito bem assim como uma bela calça de linho.





Traje esporte
Apesar do nome que pode dar margem a confusão, o “traje esporte” não tem nada de esportivo. É usado em ocasiões mais informais, como um almoço, e não pede rigor na produção. Boas escolhas são peças estampadas (pode deixar o brilho de lado), vestidos soltinhos, tricô, sandálias baixas ou com saltos pequenos.

Ft; Reprodução